quarta-feira, 30 de março de 2011

Adiado o 3º Congresso do PSOL

Sobre o 3º Congresso Nacional do PSOL
A ENPSOL decidiu por consenso convocar o Diretório Nacional do PSOL (DNPSOL) para os dias 29 e 30 de abril quando vai atualizar o debate de conjuntura e deliberar sobre os preparativos da organização do 3º Congresso.
Desde já fica adiado o 3º Congresso para o final do mês de novembro ou início de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. A comissão organizadora do Congresso deve apresentar num prazo de 15 dias uma proposta de regimento do para ser discutida pela Executiva Nacional. 
Confira abaixo:

Executiva Nacional do PSOL aceita pedidos de filiação de maranhenses

Veja abaixo a resolução da Executiva Nacional sobre pedidos de filiação no Maranhão.
Confira o inteiro teor das deliberações no link:
http://psol50.org.br/blog/2011/03/19/deliberacoes-da-reuniao-da-executiva-nacional-do-psol-marco-2011/



A Executiva Nacional do PSOL (ENPSOL), reunida em 18 de março de 2011, recebeu e resolveu aceitar formalmente os pedidos de filiação de importantes de lideranças da oposição popular maranhense.
São eles Haroldo Sabóia, deputado federal constituinte de 1988; o jornalista Franklin Douglas, ex-dirigente estadual do PT; Wagner Baldez, hoje com 82 anos, que é um comunista histórico do estado; Roberval Costa, ativista do movimento popular por moradia, na ilha de São Luis; e a liderança do movimento indígena Sônia Guajajara.
Os pedidos de filiação, que foram aceitos por consenso pela Executiva Nacional do partido demonstram que a política de oposição programática de esquerda aos governos federal e estaduais vem conseguindo ampliar seu espaço por estar em consonância com a postura crítica dos que não aceitam dizer sim senhor aos governos que garantem interesses de grandes grupos empresariais, aos latifundiários e às oligarquias regionais como é o caso da família Sarney no Maranhão.
A ENPSOL saúda os novos militantes do socialismo e da liberdade e conclama aos que desejam lutar contra o governo de opressão no Maranhão e em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo do estado e do Brasil que se incorporem ao nosso partido para a reconstrução de um espaço verdadeira da esquerda na luta social e na disputa dos espaços institucionais, combatendo todas as 

Relatório da Reunião do Diretório dia 04 de novembro de 2010

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE
DIRETÓRIO REGIONAL DO MARANHÃO
-Resoluções Estaduais de 04.12.2010-

 O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade/MA, reunido ordinariamente no dia 04 de dezembro de 2010, em sua sede, em São Luis, com representantes de todos os organismos partidários e em sua ampla maioria, discutiu e decidiu:

1. Aprovar a nova composição do Diretório Estadual, a partir da reintegração dos membros da tendência APS à direção estadual do partido. Os cargos a serem ocupados: Secretaria-Geral por Valdeny Barros, Secretaria de Assuntos Municipais por Joseilton Melônio, ambos da Executiva e Nonato Penha no Diretório Estadual.

2. Renovar, até 30 de abril de 2011, os mandatos das comissões provisórias com vigência expirada. Os presidentes devem informar, até 15 de janeiro de 2011, pela lista do partido ou para os seguintes e-mails: presidência.psolma@gmail.com (Presidente) e/ou valdenybarros@hotmail.com (Secretario Geral), o interesse da comissão em renovação do mandato, inclusive com sugestão de data para a realização da plenária para a eleição, a ser acompanhada por membro designado pela Executiva Estadual.
Todas as direções municipais terão seus mandatos regulares (2011 a 2013), definidos nas eleições municipais a serem convocadas para abril deste ano, ajustando a renovação à vigência das direções estaduais e nacionais.

3. Estabelecer o dia 15 de janeiro de 2011 como prazo para que os militantes façam o repasse das suas obrigações financeiras com o partido, como rege o estatuto do PSOL. O valor de repasse deve ser equivalente a 1% da remuneração mensal líquida de cada filiado e, no caso de filiado sem emprego, a contribuição é de R$ 5,00 (cinco reais).

4. Ratificar a resolução da Executiva Estadual de 27 de outubro de 2010, que tem como teor o seguinte: “2 – COBRAR dos/as candidatos/as INADIMPLENTES, por todos os meios formais cabíveis, as suas quantias do rateio referente ao pagamento do programa eleitoral de rádio e televisão, considerando os prejuízos que tal inadimplência tem proporcionado ao partido e a parte dos dirigentes e/ou demais candidatos. Os procedimentos serão conduzidos pela Executiva e pelos membros do Comitê Financeiro Único que atuou nas eleições deste ano”.

5. Estabelecer o calendário de reuniões do Diretório Estadual para o semestre:
26 de fevereiro  30 de abril  18 de junho, sempre às 14h, na sala Durval Prazeres, sede do PSOL-MA, em São Luis.

São Luis – MA, 04 de dezembro de 2010


DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL-MA

Relatório de Reunião da Executiva Estadual do dia 12 de fevereiro de 2011

Data: 12 fevereiro de 2011
Hora: 15h
Local: Local: Sala Professor Durval Cruz Prazeres. Sousa Center, sala 203. Av. Gomes de Sousa, nº 490 - Centro, próximo à Reffsa.
Presentes:
PRESIDENTE: Rogério Costa
VICE-PRESIDENTE: Saturnino Moreira
SECRETÁRIA GERAL: Valdeny Barros
SEC. DE COMUNICAÇÃO: Junior Rezzo
SEC. DE FINANÇAS: Maria do Perpétuo Socorro Silva Pereira
SEC. DE ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA: Maria Dolores Silva
SEC. ASSUNTOS MUNICIPAIS: Joseilton Melonio Costa
SEC. DE JUVENTUDE: Heliomar Barreto
 Ausentes:
SEC. DE MOVIMENTOS SOCIAIS: Denise Albuquerque
SEC. DE FORMAÇÃO POLÍTICA: Paulo Rios - Justificada
SEC. DE DIREITOS HUMANOS: Carlos Leen - justificada

Pauta e Respectivas Discussões e Deliberações

Pauta:
-Informes
Dolores informa sobre iminência de greve da categoria dos professores estaduais; Saturnino informa sobre greve na construção civil e nas mobilizações na UEMA e a necessidade do PSOL agir na agenda política;
-Leitura, apreciação e parecer da ata da reunião de 15/01/2011;
Valdeny informa não ter concluído a ata, impossibilitando a leitura; compromete-se a enviar até o final do dia 14/02;
-Situação financeira do partido e procedimentos administrativos;
Debatem-se as dificuldades para abrir a conta partidária e sobre o aluguel da sede do partido; conclui-se que, pela ausência da ata, e deliberação do dia 15/01, fica prejudicada a data do dia 15 de janeiro, assim como o dia 15 de fevereiro, como data limite do envio das cotas estaduais da contribuição dos filiados; Valdeny assume o compromisso de ir à Caixa Econômica Federal verificar as condições para abrir as conta do partido;
Deliberação:
A Executiva resolve:
1 – Que enquanto não se consegue abrir a conta partidária, abre-se uma conta pessoal, conjunta, com os dirigentes Heliomar e Joseilton, para receber os repasses;
2 - Que o aluguel e os custos de manutenção da sede do partido serão rateados com a Direção municipal de São Luis, no percentual de 50% para cada instância, assim como mudada a titularidade do aluguel para a direção do partido no município de São Luis.
3 – Que fica definido, extraordinariamente em fevereiro, o dia 26, como data limite para o repasse das cotas estaduais da arrecadação das contribuições dos filiados.

-Prorrogação dos mandatos das direções municipais;
Codó informa nova data: 19/02 e não houve entre os presentes quem pudesse acompanhar a atividade de Codó; que Imperatriz não fez no dia 05 e deverá remarcar a nova data, visto que não houve deliberação da instancia estadual  sobre a renovação da direção de imperatriz;
-Pauta política em nível estadual;
Saturnino reafirma a necessidade do PSOL agir na agenda política, como na greve na construção civil e nas mobilizações na UEMA; Dolores diz  que a CONLUTAS esteve acompanhando e apoiando a greve na construção civil, a despeito dos dirigentes sindicais daquela categoria não serem de confiança; Rezzo fala da necessidade de mostramos a cara, sem o medo do aparelhamento; Valdeny diz que concorda com a nossa presença e fala da legitimidade dos militantes engajados para falarem em nome do partido, principalmente depois do partido ter pautado o assunto; Joseilton lembra da nota em solidariedade a nossos militantes de Açailandia nas ameaças após o lançamento do atlas do trabalho escravo, fala da situação no Egito,  do déficit de vagas para educação básica em São Luis, do problema da segurança pública; Rogério fala da contradição dos militantes, que acham que só o Presidente pode representar o partido, como se estes não tivessem a responsabilidade de representá-lo;
Deliberação:
A Executiva resolve remeter para a reunião do Diretório, dia 26/02, a aprovação da pauta política do partido para do ano de 2011, devendo os filiados se manifestarem, enviando proposta e textos, para subsidiar a discussão até o dia 24/02.
Deliberação:
A Executiva decide subscrever a nota abaixo e enviá-la à instancia nacional e parlamentares do partido:
Moção de apoio aos companheiros do CDVDHA que sofrem ameaça de morte no Maranhão
A última Lista Suja do Trabalho Escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, divulgada no dia 5 de janeiro deste ano, coloca o Maranhão como o estado com o segundo maior índice de número de empregados submetidos a trabalho análogo à condição de escravo, e o campeão em exportação de trabalhadores resgatados em outras unidades da federação, principalmente no estado vizinho Pará.
Frente a essa situação de extrema violação dos direitos humanos o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e da Vida de Açailândia - CDVDHA tem travado um luta constante e denunciado o trabalho escravo na região, que destrói a vida de milhares de trabalhadores rurais no Maranhão.
A atuação corajosa e determinada dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como dos  militantes em denunciar os seus algozes, deu ao CDVDHA reconhecimento nacional, mas também auferiu inimigos poderosos como fazendeiros e políticos alinhados ao coronelismo escravocrata, os quais têm ameaçado sistematicamente de morte ativistas do CDVDHA.
Frente as nefastas ameaças aos companheiros militantes do Centro de Defesa dos Diretos Humanos e da Vida de Açailândia, as diversas entidades abaixo relacionadas vêm expressar publicamente solidariedade aos companheiros defensores dos direitos humanos, dentre eles os advogados do CDVDH Antonio Filho e   Nonato Masson e o membro do setor de comunicação do MST Reynaldo Costa, organizadores do Atlas do Trabalho Escravo no Maranhão.
Assim, na tentativa de expressar nosso posicionamento destacamos a partir desta moção que:
§     Repudiamos qualquer tentativa por parte do Governo do Maranhão em escamotear esta situação, quer seja pelo fato de estarem envolvidos políticos e magistrados ligados às esferas de poder político e econômico, quer seja pela falta de estrutura adequada para averiguar e dar proteção aos trabalhadores e defensores dos direitos humanos.
§       Repudiamos as propriedades que estão ilegalmente dentro da Reserva do Gurupi, que comentem duplo crime ao permanecerem em uma área de preservação ambiental e ainda manter trabalhadores (as) em situação degradante e às vezes ceifando suas vidas de forma hedionda.
§       Apoiamos integralmente os companheiros do CDVDH que vêm sendo ameaçados de morte, bem como todos os trabalhadores (as) que têm denunciado e corajosamente resistido ao poder da violência no Maranhão.
Assina:
Executiva Estadual do PSOL/MA

-Outros assuntos oportunos.
Rogério informa que há pendências nos dados dos componentes da chapa 1 e que deve se enviar as informações para completar o registro do partido; Socorro informa que é Juvenal o suplente de Carlos Leen na Executiva e não Nonato Penha;

Relatório da Reunião da Executiva Estadual de 15 de janeiro de 2011

Relatório da Reunião da Executiva Estadual
Data: 15 janeiros de 2011
Hora: 15h
Local: Local: Sala Professor Durval Cruz Prazeres. Sousa Center, sala 203. Av. Gomes de Sousa, nº 490 - Centro, próximo à Reffsa.
Presentes:
PRESIDENTE: Rogério Costa
VICE-PRESIDENTE: Saturnino Moreira
SECRETÁRIA GERAL: Valdeny Barros
SEC. DE COMUNICAÇÃO: Junior Rezzo
SEC. DE MOVIMENTOS SOCIAIS: Denise Albuquerque
SEC. DE FINANÇAS: Maria do Perpétuo Socorro Silva Pereira
SEC. DE ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA: Maria Dolores Silva
SEC. ASSUNTOS MUNICIPAIS: Joseilton Melonio Costa
SEC. DE JUVENTUDE: Heliomar Barreto
SUPLENTE: Cláudio Lopes – Ausência comunicada de Paulo Rios

Ausentes:
SEC. DE FORMAÇÃO POLÍTICA: Paulo Rios - Justificada
SEC. DE DIREITOS HUMANOS: Carlos Leen

Pauta
-Informes

-Finanças do partido
Neste ponto foi informado sobre as dificuldades para a abertura da conta partidária, dada as exigências bancárias; foi debatido a Resolução do dia 04/12/2010 sobre finanças e a necessidade de sua adequação; foi informado sobre a arrecadação e pagamento do aluguel da sala onde funciona o Partido; foi proposta uma resolução, aprovada pelos presentes, com o voto contrário de Maria Socorro, Secretaria de Finanças.
Deliberações sobre Finanças:
A Executiva Estadual do PSOL/MA
Considerando a necessidade de detalhar e regulamentar a Resolução do dia 04.12.10 (Estabelecer o dia 15 de janeiro de 2011 como prazo para que os militantes façam o repasse das suas obrigações financeiras com o partido, como rege o estatuto do PSOL. O valor de repasse deve ser equivalente a 1% da remuneração mensal líquida de cada filiado e, no caso de filiado sem emprego, a contribuição é de R$ 5,00 (cinco reais);
Considerando o que diz o artigo 11, alínea d), do Estatuto do PSOL sobre os deveres dos filiados: “contribuir financeiramente para o Partido, observando-se os critérios estabelecidos pelo presente Estatuto;”
Considerando o que diz o artigo 57, §2, do Estatuto do PSOL sobre o que compete aos Diretórios Municipais: “§2º - Deve o Diretório Municipal definir planos políticos e organizativos no âmbito do município, de filiações, finanças, intervenção política e nos movimentos sociais, abertura de sedes e planos de formação política”;
Considerando o que dizem os artigo 79, 80 e 81 do Estatuto do PSOL, que trata da contribuição dos filiados: Art. 79 - Os recursos oriundos da contribuição dos filiados serão repartidos da seguinte forma:I – 20% para a direção nacional;II – 30% para a direção estadual;III – 50% para a direção municipal.Parágrafo  único – Caso não esteja constituída direção municipal, os recursos correspondentes serão destinados a direção imediatamente superior.Art. 80 - A contribuição financeira dos filiados detentores de mandatos eletivos serão destinadas a instância correspondente a esfera político-administrativa correspondente. Art. 81 - Somente participam dos Encontros, em qualquer nível, os delegados que estiverem em dia com sua respectiva contribuição financeira, de acordo com as normas deste Estatuto. Parágrafo único: Nos encontros estaduais e nacional somente serão credenciados os delegados dos municípios ou estados cujas instâncias correspondentes estejam em dia com suas contribuições junto às instâncias superiores.
RESOLVE:
1 - Reafirmar a aplicação da Resolução Estadual sobre finanças aprovada no dia 04.12.2010;
2 – Fixar o dia 15 de cada mês como data limite para repasse da cota pertencente ao Diretório Estadual do total arrecadado das contribuições dos filiados, válido a partir de janeiro de 2011;
3 – Considerar os filiados na situação de desemprego isentos das contribuições dos filiados, devendo os mesmos apresentarem os respectivos requerimento de isenção.
Executiva Estadual
São Luis, 15 de janeiro de 2010.

-Processo de prorrogação dos mandatos das direções municipais;
Foram informadas as seguintes plenárias:
19/01- São Luis/ma;
05/02 – Imperatriz;
12/02- Codó;
20/02 - Buriticupu

-Programação de atividades da Executiva;
Discutiu-se e houve informes sobre a agenda das atividades dos movimentos sociais, como o Fórum de monitoramento dos conflitos agrários, o lançamento do atlas do trabalho escravo em Açailandia;

-Outros assuntos oportunos
Não houve outros assuntos;

A reunião foi encerrada as 17 horas.

MEMBROS DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PSOL

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE-PSOL
DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO
Executiva Estadual
PRESIDENTE: Rogério Costa
VICE-PRESIDENTE: Saturnino Moreira
SECRETÁRIA GERAL: Valdeny Barros- (98)8849-2899
SEC. DE COMUNICAÇÃO: Junior Rezzo
SEC. DE FINANÇAS: Maria do Perpétuo Socorro Silva Pereira-(98)8726-4008
SEC. DE ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA: Maria Dolores Silva
SEC. ASSUNTOS MUNICIPAIS: Joseilton Melonio Costa
SEC. DE JUVENTUDE: Heliomar Barreto
SEC. DE MOVIMENTOS SOCIAIS: Denise Albuquerque - (98) 8804-2811
SEC. DE FORMAÇÃO POLÍTICA: Paulo Rios
SEC. DE DIREITOS HUMANOS: Carlos Leen

MEMBROS DO DIRETÓRIO DO PSOL

Aline Maria Dos Santos Pereira
Antonio Homete Vieira Da Silva
Carlos Leen Santiago Santos
Carlos Saturnino Moreira Filho
Carlos Roberto Goncalves Lopes
Cicero Nunes Da Silva
Claudemir Machado Lopes
Cleumir Pereira Leal
Clístenes Alyson De Souza Mendonça
Denise De Jesus Albuquerque
Heliomar Barreto Torres
Joseilton Melonio Costa
Jovenal Da Cruz Rabelo Pereira
Joivaldo Sousa Lopes
Jose De Ribamar Mendes Arouche
Jose De Ribamar Rezo Cardoso Junior
Jose Regivaldo Marques Dos Santos
Maria Do Perpétuo Socorro Silva Pereira
Maria Dolores Silva
Nonnato Masson Mendes Dos Santos
Paulo Roberto Rios Ribeiro
Paulo Rogério Costa De Oliveira
Raimundo Nonato Penha Soares
Reynaldo Da Silva Costa
Valdeny Barros