Quase 50% das crianças de 0 a 6 anos não têm acesso a creche ou pré-escola no Maranhão
O Estado tem ainda a segunda maior taxa de mortalidade infantil no país. Além disso, as famílias das 907 mil crianças menores de 6 anos sobrevivem com uma renda de até um salário mínimo/mês
“Direitos da Primeira Infância: Uma Conquista” é o tema do I Encontro temático da Primeira Infância no Maranhão, que vai acontecer nos próximos dias 17 e 18 de novembro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, reunindo ONGs, profissionais de saúde, promotores de Justiça, educadores infantis, entre outros, na discussão dos rumos da Primeira Infância no Estado. Vidal Didonet, da Rede Nacional de Primeira Infância, uma das maiores autoridades no assunto, participará como palestrante do evento, além de especialistas de renome local e regional (Programação e Convite em anexo).
Os indicadores sociais são, no mínimo, constrangedores, quando relacionados à primeira infância no Maranhão. São 907 mil crianças de 0 a 6 anos no Estado e uma taxa de mortalidade de 39,2 por mil nascidos vivos. Ou seja, o Maranhão tem a segunda maior taxa de mortalidade do país. Das famílias com crianças nesta faixa etária, 85% vivem com rendimento mensal de até um salário mínimo.
Os dados – do IBGE e do Conselho Estadual de Educação – mostram ainda que apenas 48,8% das crianças nessa faixa etária estão matriculadas alguma creche ou pré-escola. Temos 1.056 creches e 8.894 pré-escolas distribuídas nos 217 municípios maranhenses. Segundo a psicóloga e Assessora de Primeira Infância da Plan Brasil, Isadora Garcia, muitos municípios sequer dispõe de creches para atender as crianças de 0 a 3 anos.
A questão da qualidade é outro desafio, assinala a psicóloga. A maioria das creches e pré-escolas do Estado ainda carece de recursos e infra-estrutura apropriada para o pleno desenvolvimento das crianças nessa faixa etária. Isadora Garcia lembra que existe um movimento nacional de ampliação do acesso à creche, mas que ainda não alcançou resultados exitosos no Maranhão.
“A expectativa é que o encontro seja um marco nas conquistas da primeira infância no Maranhão. As crianças pequenas devem ser a nossa prioridade, e, dentro dessa perspectiva, uma ação articulada como essa é uma semente que plantamos no estado do Maranhão, e que temos convicção de que são exatamente elas – as crianças – que colherão os frutos desse nosso trabalho”, discorre a Assessoria de Primeira Infância da Plan Brasil.
O I Encontro temático da Primeira Infância é uma ação articulada de organizações que compõem o Fórum de Educação Infantil do Maranhão – OMEP-BR/Maranhão, Plan Brasil, Ministério Público e UNICEF. O evento tem por objetivos, promover uma mobilização estadual em favor dos direitos da criança na primeira infância; mobilizar atores sociais para a importância da educação, proteção e atenção aos cuidados básicos na primeira infância; e facilitar a articulação entre educadores, operadores de direito, sociedade civil organizada e poder público do Estado do Maranhão para criar subsídios para uma política estadual de Educação Infantil.
Fonte: Selma Rosa
Coordenadora de Comunicações e Relações Públicas/Public Relations and Communications Coordinator
Av. Colares Moreira, Nº 02, Sala 1102-A, Edifício Planta Tower, Renascença, São Luís - MA. CEP: 65075-441
Tel: +55 98 3235-6840 / +55 98 3227-8342
Mobile: +55 98 8864-1042
skype: selma.rosa